terça-feira, 14 de abril de 2009

Essa é para o pessoal de Contemporânea III

Olá gente!
Hoje a noite iremos discutir o texto "China, potência emergente" (será tão emergente assim??????). Para aqueles que se prepararam, mas se prepararam meeeeeeeesmo para a discussão, eu pergunto: que relação o autor Demétrio Magnóli faz entre a diversidade espacial do subcontinente chinês, as possibilidades de manutenção de sua unidade e o futuro do sitema socialista?
Ah!, sem esquecer, antes teremos que discutir algumas questões referentes a atividade de terça-feira passada, lembram?????????
E ainda teremos a Independência da Índia e o papel de Gandhi no movimento de descolonização consentida.
Creeeeeeeeeeeeeeedo, quanta coisa para uma única noite!!!!!!!!!!! Não poderia ser diferente, tendo em vista o feriado da próxima terça-feira (21/04, Tiradentes).
OK, aguardo vcs mais tarde.
Bjs.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Particularmente entendo que a China somente é um país Socialista na sua administração interna, penso que um país que utiliza a mão de obra do cidadão como mais valia não pode ser considerado de essência socialista.

    Cumpre lembrar que o sistema somente é mantido através da força, e não da concordância do povo, que tem medo de sofrer represálias e perseguissões como as ocorridas na época de Mao.

    Entendo ainda que o socialismo da China tende a perder força gradativamente com a expansão dos meios de comunicação, em especial a internet, mesmo com as barreiras impostas pelo governo do Partido Comunista. Além disso a juventude chinesa pretende mudanças, as quais ao meu ver ocorrerão com a morte dos dirigentes jurássicos do PC, os quais agarram-se ao poder como tábua de salvação, não por ideologia política mas como meio de manutenção de suas regalias e luxos, estes privados da população comum.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho a China linda e maravilhosa, com toda sua cultura milenar! Muito dez! Com uma história ímpar em todo o mundo, o país é um forte candidato a super-potência. Aliás, vale destacar a beleza de algumas chinesas e de suas descendentes... bem como a ausência das mesmas em específico curriculum vitae. E a tal muralha? show de bola! ùnica obra vista do espaço...

    ResponderExcluir
  4. A China é uma região muito complexa. Mas na minha opinião em termos de democracia, se comparada a Cuba, está bem a frente. Ao menos, há uma certa alternância de poder.

    Não pode haver dúvida de que a Revolução Chinesa foi um evento histórico de proporções mundiais e de que tremendas realizações foram alcançadas sob a bandeira do socialismo nas décadas que se seguiram, mas Mao já foi-se há tempos.

    No que tange a economia, embora as grandes aberturas ao capital externo, a maior parte de sua economia continua planejada e estatal. Inferindo que, o último congresso do PCC, decidiu tornar bem mais lento os processos de desestatização, abertura de mercados, etc.

    Destarte, fica claro que a forte direção do Estado da economia pode produzir desenvolvimento com êxito dentro de um sistema capitalista mundial.

    Mas não se pode dizer, na minha opinião se a China irá retornar ao capitalismo ou não.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir